Você sabe por que sonhamos quando dormimos? Descubra qual a função dos sonhos.

© iStockphoto/JuanmoninoQuem não se recorda de algum sonho realmente impressionante que tenha tido na vida? Independente do conteúdo - um sonho agradável, daqueles em que nossos melhores desejos se realizam, ou um grande pesadelo, que tenha deixado fortes impressões durante um bom tempo -todos nós guardamos alguma lembrança de um episódio desse tipo. Para a maioria de nós, os sonhos são intrigantes porque são cheios de histórias improváveis. Em outras ocasiões, parece que os sonhos querem nos dizer coisas, como se fossem premonições. Na maioria das culturas do planeta, os sonhos são considerados sinais que têm um significado profundo, e muitas tentativas de decifrá-los têm sido feitas ao longo dos tempos.

As tentativas feitas pelo senso comum ou pelas tradições dos povos, porém, são cheias de ideias baseadas em meras coincidências, como aquelas facilmente encontradas em livrinhos vendidos em bancas de jornais ou em almanaques: “Sonhar com dente significa morte próxima na família”. Ou então: “Sonhar com rosas amarelas significa casamento à vista”. Tais ideias não são baseadas em estudos científicos e podem servir de pretexto para que pessoas mal-intencionadas se aproveitem da boa-fé dos outros para vender interpretações sobre os sonhos. Mas, se essas interpretações feitas pelo senso comum nada têm de verdadeiro, o que a ciência teria a dizer sobre o assunto?
A resposta a essa pergunta é: muito e pouco. Muito, porque diversas pesquisas sobre o tema têm sido feitas ao longo do último século. Pouco, porque as conclusões dessas pesquisas não são definitivas, e muitos outros estudos ainda precisam ser feitos para que tenhamos um conhecimento maior sobre o assunto. Apesar disso, já dispomos de algumas hipóteses muito interessantes sobre os sonhos. Vejamos algumas:
Algumas pesquisas feitas por cientistas norte-americanos mostram que o sonho não é uma mera diversão noturna. Ele é necessário para os seres humanos. Se uma pessoa, por algum motivo, ficar por vários dias sem dormir o suficiente para sonhar (quando, por exemplo, dorme muito pouco, tem o sono interrompido diversas vezes durante a noite ou ingere muito álcool ou drogas, o que torna o sono muito superficial), observa-se que ela fica ansiosa, irritada e com dificuldade de concentração quando acordada. Além disso, os pesquisadores mostraram que, durante a fase de sonho, o cérebro produz uma série de substâncias químicas, responsáveis pela organização na memória das informações coletadas pelo cérebro enquanto o indivíduo está acordado.

Uma outra hipótese bastante pesquisada é que, durante nossos sonhos, tentamos resolver problemas que nos afligem durante o dia. Por exemplo: durante o sonho, temos atitudes que, na “vida real”, seriam perigosas ou inaceitáveis. É como se, enquanto sonhamos, estivéssemos “experimentando” várias alternativas para resolver nossos problemas.
Apesar de não ser uma teoria científica, a hipótese lançada por Freud é ainda aceita por muitas pessoas ligadas à Psicologia. Esse autor acreditava que nossos sonhos expressam, de maneira simbólica, os desejos não realizados ou medos profundos. Muitos psicólogos clínicos “interpretam” os sonhos de seus pacientes com base na história de vida, nas crenças e nas experiências de cada um. Outras abordagens da Psicologia também trabalham com a “interpretação” dos sonhos, mas não necessariamente de acordo com as teorias formuladas por Freud.
Como se pode ver, existem muitas hipóteses (há muitas outras, além das listadas acima), mas ainda é muito difícil dizer se esta ou aquela é completamente verdadeira. O estudo científico dos sonhos é difícil porque, como todos nós sabemos, a lembrança que nós guardamos deles é vaga. É muito comum as pessoas lembrarem apenas de parte dos sonhos. Também é muito comum que, a partir dessas partes, as pessoas “criem” um sentido para a história. Por isso, é muito difícil saber se o que alguém está contando é o sonho ou apenas uma parte dele, com pitadas de invenção. Para piorar a situação, a própria pessoa não tem consciência de que “deu uma melhoradinha” na história do sonho, porque não é algo proposital e, para ela, a história contada parece ser de fato o sonho. A Psicologia clínica procura trabalhar com o significado dos sonhos levando em conta as peculiaridades da vida de cada um, o momento que a pessoa está vivendo, a forma como ela encara o mundo, etc. Por isso, é impossível tentar dizer, sem que se conheça bem a pessoa, que significado teria este ou aquele sonho, porque as pessoas são diferentes e os sonhos fatalmente têm diferentes significados para cada uma delas. Independente da ciência ou da Psicologia, porém, sonhar continua sendo uma das melhores partes do sono. Então, bons sonhos!

Igor Rennan

22 Response to "Você sabe por que sonhamos quando dormimos? Descubra qual a função dos sonhos."

  1. Anônimo Says:
    16 de dezembro de 2011 às 15:11

    Pra mim,os sonhos me fazem bem...Quando são aqueles que um Sonho não tem FIM...Aquele sonho duradouro;Por exemplo,um sonho que nunca esqueço...
    Que eu e meus pais teríamos uma grande viagem para o exterior,iríamos para Angertina,só que como era uma época de muita chuva,adivinha?Pegamos ônibus,não tínhamos muita comida!Então,depois de uma semana...Ficamos em um recanto chamado "Recanto Total Fracasso!",e esse recanto era o maior fracasso da história com a pior comida que já possa imaginar!!!!!!!!!!E no entanto,tivemos que deixar alguns de nossos pertences porque o barco era muito pequena e tinha 10 pesgadores peludos no BARCO!E pra chegar Buenos Aeries,uma Carroça cheia de cerveja!E quando chegamos já era dia 25 de dezembro,o Natal tinha acabado e nossa família já tinha viajado de volta!
    Adorei esse sonho!Álias eu e meus nunca viajamos e vamos nesse ano,mas,tomara que não seja um fiasco assim!

  2. Anônimo Says:
    17 de abril de 2013 às 16:11

    mito legal

  3. Anônimo Says:
    15 de maio de 2013 às 20:13

    ja

  4. Anônimo Says:
    25 de julho de 2013 às 18:00

    nossa sonhos nos revelam coisas

  5. Anônimo Says:
    30 de julho de 2013 às 12:55

    na minha opnião os sonhos é um tipo de sinal claro que são improvaveis mais temos que desifrar pq nela é como descobrir algo sobre nós como fosse um tipo de premonição ou ver de alguma forma nosso destino . como ou não queremos .
    Exemplo
    Sonhei com um homem que não conseguia ver o rosto dele ...só enchergava uma sombra e ele conversava comigo no sonho dava muito medo pq não via o rosto dele ...de vez enquando ele desaparecia e surgia em outro lugar .
    Anos depois tive um relacionamento com uma pessoa e sempre terminavamos e sempre agente sempre voltava e ele era muito meu amigo agente conversa muito e percebi que no sonho esse homem era ele pois quando estou com ele de tantas risadas nunca olhei fixamente para o rosto dele e no sonho nunca vi o rosto daquele homem e adorova conversa comigo e sumiu e surgia .... e muitas vezes não sei se com vca ja aconteceram isso ouvia vozes ,frases e na via real percebia que ja tinha ouvido essa frase em algum lugar é mto impressionante isso as vezes ate falamos juntos a mesma frase super legal

  6. Anônimo Says:
    9 de setembro de 2013 às 20:44

    venho tendo muitos sonhos intrigantes como, por exemplo,as vezes sonho com vultos ou tendo uma tentativa de estrupo e tenho muito medo!!!

  7. Anônimo Says:
    12 de novembro de 2013 às 08:29

    Oie gente olha não sei como explicar" mais eu sou uma pessoa que tenho premonições através de sonhos quando sonho a maioria acontece o sonho me avisam muitas coisas; realmente fico MTA assustada pois eu mesmo não acredito

  8. Unknown says:
    25 de novembro de 2013 às 11:17

    tenho sonhos na maioria das vezes toscos.... tipo sem nem um sentido eu fico intrigado. na maioria das vezes estou em um determinado lugar em questão de segundos pareço entrar uma nova dimensão de um outro sonho é tenso

  9. Anônimo Says:
    30 de novembro de 2013 às 09:59

    Sonho com muitas coisas
    coisas que não tem sentido coisas tensas perigosas difícil e assustadores

  10. Anônimo Says:
    30 de junho de 2014 às 11:22

    Sonhar que estou caindo, sonhar que estou voando, sonhar que conheci meus idolos, sonhar que estou na dimensao do video game, sonhar que alguem morreu... estes sao alguns sonhos frequentes que tenho.

  11. Anderson Hander says:
    9 de abril de 2015 às 16:30

    Apresento no link a seguir algumas reflexões (filosóficas e literárias) sobre o assunto: http://criteriorevisao.com.br/por-que-sonhamos/

  12. Unknown says:
    2 de dezembro de 2015 às 18:23
    Este comentário foi removido pelo autor.
  13. Anonimo says:
    25 de maio de 2016 às 12:05

    Nao ajudou muito. Sonho a noite toda com coisas boas e ruins isso atrapalha meu descanco!Queria entender o que acontece quando dormimos?

  14. Anônimo Says:
    29 de outubro de 2016 às 11:59

    EU INTERPRETO OS SONHOS COMO UM DESCANSO AO CORPO PARA QUE ESPÍRITO POSSA TRABALHAR LIVREMENTE E VIAJAR ONDE QUISER, E O MOMENTO DE DORMIR PERMITE ESSE TRAJETO, E O PORQUE LEMBRARMOS? É SIMPLES QUE O NOSSO ESPÍRITO, CARREGA COM ELA A BAGAGEM DE TUDO QUE ELE FAZ, E AO VOLTAR PARA O CORPO E LIGADO A NOSSA MENTE

  15. Anônimo Says:
    20 de dezembro de 2016 às 11:03

    Eu sonhava muito muito muito voando quanto mais alto eu voava mas alto eu queria no outro dia lembrava até do que pensei durante o sonho por pouco tempo me sentia muito feliz me achando especial
    Só que passavam uns dias eu ficava meio depressiva
    Isso se arrastou por vários anos até que terminei os estudos e arrumei serviço para trabalhar a noite uma noite sim uma não
    Acabou o problema se é que era um problema nunca mais sonhei com nada não tive momento depressivo tô sentindo até falta. Será porque?

  16. Anônimo Says:
    20 de dezembro de 2016 às 11:07

    Quem vai me responder ?

  17. Tempestade says:
    10 de maio de 2017 às 11:33

    Quando ando mais triste sonho que estou correndo atrás do ônibus já tive este sonho muitas vezes não sei porquê também sonho muitas vezes com bebê

  18. Unknown says:
    6 de junho de 2017 às 09:21

    Nossa impressionante! Eu me lembro que a até pouco tempo atrás quando tinha sonhos ruins ...por exemplo, vivia pesadelos nos sonhos,algo de ruim naquele momento iria me acontecer,eu fechava os meus olhos no sonho e acordava, ou seja conseguia acabar com o pesadelo ,é muito louco .e muitas vezes os meus sonhos me revelam algo sobre minha vida, me encoraja ,me dá um alerta sobre o que fazer em determinada circunstância.

  19. Unknown says:
    6 de junho de 2017 às 09:26

    Oi ....eu tbm tive vários sonhos assim,me sentia muito feliz... parei também de sonhar ....mas as vezes quando desejo muito o mesmo,eu tenho pedido a Deus pra mim sonhar de novo,e sonhava novamente, quanto mais alto eu voo mais quero voar..... é muito bom .experimente pedir a Ele não Só esses sonhos mais ...os sonhos que você desejar realizar na sua vida real .um abraço

  20. Unknown says:
    6 de junho de 2017 às 09:27

    Você nunca deixou de ser especial ♡

  21. Unknown says:
    27 de julho de 2017 às 11:37

    Vdd tbm já aconteceu comigo de já saber o falar ou coisa parecida.

  22. Unknown says:
    2 de setembro de 2018 às 16:55

    Eu tenho muito sonhos durante a noite eles sempre acabam terminando em pesadelo e em vez de ter cód o um anoite Boa e descansoacordo com um mal estar muito forte e com o coração acelerado e o pior é que a sensação não passa durante o dia. Fico muito mal com os sonhos quero a achar uma foto de não telos eles me fazem sofrer demais durante vários dias😢😢

Postar um comentário