Longe dos olhos

O escritor carioca Ivan Jaf revisita em Longe dos olhos um clássico da literatura brasileira: O mulato, de Aluísio Azevedo. Ivan já fizera o mesmo com outra obra de Azevedo, O cortiço, ao escreverDez dias de cortiço. Baseado em O Ateneu, de Raul Pompéia, criou ainda a trama de Onde fica o Ateneu?. Os três títulos de Ivan Jaf pertencem à série "Descobrindo os Clássicos", da Ática.
Inúmeras manifestações preconceituosas marcam o enredo de Longe dos olhos. A chave da narrativa é a afeição de um jovem negro, Oto, interessado em literatura e atento aos problemas sociais do país, por Sílvia, uma bela garota branca, cega desde o nascimento.
É na instituição em que Oto trabalha como voluntário, lendo para deficientes, que os dois vão se conhecer melhor. O jovem começa então a ler para ela as páginas de O mulato, um clássico sobre o racismo.
Oto tem vários discursos prontos em sua mente quando o assunto é a duvidosa "democracia racial" brasileira. No entanto, flagra-se em sucessivas contradições ao não se assumir como negro diante de Sílvia. Com medo da rejeição da moça, Oto se diz louro, de olhos azuis.
Até quando ele vai conseguir manter essa farsa? E o amor que nutre por Sílvia, continuará reprimido?
Começo do naturalismo
"O mulato teve um êxito estrondoso logo na primeira edição, mas esse êxito se deu na Corte, no Rio de Janeiro, e não no Maranhão, cenário do livro e terra natal do escritor", diz o texto que abre a seção "Outros olhares sobre O mulato", na parte final de Longe dos olhos. Publicado em 1881, o livro marca o início do naturalismo no Brasil, corrente literária que concebia o indivíduo como resultante da hereditariedade e do meio (físico e social), que lhe moldavam o temperamento e a conduta.
A trama de O mulato se desenrola no ambiente provinciano do Maranhão do século XIX. Filho de uma escrava negra e um comerciante português, Raimundo volta ao país depois de formar-se em Direito na Europa. Apaixona-se por sua prima Ana Rosa, uma jovem branca. Em torno desse amor, que acaba se revelando impossível principalmente em virtude de arraigados preconceitos de parentes de Ana Rosa e Raimundo, é que Aluísio Azevedo constrói seu romance e caracteriza, com muita felicidade, personagens traiçoeiros e contundentes como o cônego Diogo e dona Bárbara, avó de Ana Rosa.

Longe dos olhosIvan Jaf

2 Response to "Longe dos olhos"

  1. Anônimo Says:
    5 de março de 2012 às 18:17

    aff

  2. Anônimo Says:
    11 de novembro de 2014 às 19:52

    punheta

Postar um comentário