O que são gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans?

GORDURA INSATURADA


O que é - Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono)
Onde é encontrada? - Azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão
Consumo máximo por dia* - 44 gramas
Efeitos no corpo - Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial
Ligação química - Faltam alguns átomos de hidrogênio em sua molécula e, por isso, ocorre uma ligação dupla entre os carbonos
GORDURA SATURADA
O que é - Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido
Onde é encontrada? - Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê
Consumo máximo por dia* - 20 gramas
Efeitos no corpo - Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração
Ligação química - Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio

Você sabe por que sonhamos quando dormimos? Descubra qual a função dos sonhos.

© iStockphoto/JuanmoninoQuem não se recorda de algum sonho realmente impressionante que tenha tido na vida? Independente do conteúdo - um sonho agradável, daqueles em que nossos melhores desejos se realizam, ou um grande pesadelo, que tenha deixado fortes impressões durante um bom tempo -todos nós guardamos alguma lembrança de um episódio desse tipo. Para a maioria de nós, os sonhos são intrigantes porque são cheios de histórias improváveis. Em outras ocasiões, parece que os sonhos querem nos dizer coisas, como se fossem premonições. Na maioria das culturas do planeta, os sonhos são considerados sinais que têm um significado profundo, e muitas tentativas de decifrá-los têm sido feitas ao longo dos tempos.

As tentativas feitas pelo senso comum ou pelas tradições dos povos, porém, são cheias de ideias baseadas em meras coincidências, como aquelas facilmente encontradas em livrinhos vendidos em bancas de jornais ou em almanaques: “Sonhar com dente significa morte próxima na família”. Ou então: “Sonhar com rosas amarelas significa casamento à vista”. Tais ideias não são baseadas em estudos científicos e podem servir de pretexto para que pessoas mal-intencionadas se aproveitem da boa-fé dos outros para vender interpretações sobre os sonhos. Mas, se essas interpretações feitas pelo senso comum nada têm de verdadeiro, o que a ciência teria a dizer sobre o assunto?
A resposta a essa pergunta é: muito e pouco. Muito, porque diversas pesquisas sobre o tema têm sido feitas ao longo do último século. Pouco, porque as conclusões dessas pesquisas não são definitivas, e muitos outros estudos ainda precisam ser feitos para que tenhamos um conhecimento maior sobre o assunto. Apesar disso, já dispomos de algumas hipóteses muito interessantes sobre os sonhos. Vejamos algumas:
Algumas pesquisas feitas por cientistas norte-americanos mostram que o sonho não é uma mera diversão noturna. Ele é necessário para os seres humanos. Se uma pessoa, por algum motivo, ficar por vários dias sem dormir o suficiente para sonhar (quando, por exemplo, dorme muito pouco, tem o sono interrompido diversas vezes durante a noite ou ingere muito álcool ou drogas, o que torna o sono muito superficial), observa-se que ela fica ansiosa, irritada e com dificuldade de concentração quando acordada. Além disso, os pesquisadores mostraram que, durante a fase de sonho, o cérebro produz uma série de substâncias químicas, responsáveis pela organização na memória das informações coletadas pelo cérebro enquanto o indivíduo está acordado.

Como surgiu o Dia da Criança

                Como surgiu o Dia da Criança



O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de 

"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi 
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. 

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.




Frase do dia :

"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência."

Augusto Cury . 

Frase do dia

"A maior aventura de um ser humano é viajar,


E a maior viagem que alguém pode empreender


É para dentro de si mesmo.


E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,


Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,


Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas


E descobrir o que as palavras não disseram..."






Augusto Cury

Alergias , o que são ?

Alergias consistem em uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma alteração no ambiente, como clima, presença de poeira ou fumaça, medicamentos, cheiros fortes, picadas de insetos, estresse, ingestão de determinados alimentos, dentre outros. São o resultado de um excesso de produção (e atuação) da imunoglobulina E (IgE). 
As alergias tendem a surgir na infância, mas qualquer pessoa, em qualquer idade, independente do sexo ou raça, pode desenvolvê-la: cerca de 30%. Indivíduos cujos pais possuem esse problema de saúde têm quatro vezes mais chances! 

Asma, sinusite, rinite, faringite e tosses alérgicas são alguns tipos de alergia respiratória. Espirro, tosse, falta de ar, coriza ou entupimento e coceira no nariz - algumas vezes, não só nesta região, são alguns sintomas característicos deste tipo de alergia (e bastante parecidos com os de uma gripe ou resfriado). Em ambientes domésticos, os ácaros são os principais causadores dessas reações. 
Há também as alergias cutâneas, como a urticária e dermatite de contato. Manchas, coceiras e outros tipos de manifestações na pele são algumas das manifestações. 
Indivíduos podem ter por toda a vida apenas um tipo de alergia, podem manifestar mais alergias cutâneas em uma época e alergias respiratórias em outra; ou até mesmo ter momentos sem nenhuma delas! 

Essa reação anormal do organismo, além do incômodo que causa, pode oferecer risco de vida ao portador, em caso de choque anafilático. Dificuldades de respiração e perda de consciência podem fazer com que isto ocorra, caso não seja tratado de forma imediata. 

Diante disso, o alérgico deve evitar o contato com o agente desencadeante. Alimentos como leite, ovo, trigo, milho, soja, amendoim, castanha e frutos do mar, por exemplo, são os campeões entre os causadores de alergia alimentar. 

É essencial buscar auxílio médico para investigar as causas das alergias e adotar medidas necessárias que garantam o bem-estar. Vale lembrar que o tratamento visa o controle dos sintomas já que, infelizmente, até hoje não se descobriu como curá-la de forma definitiva.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola