Testes podem te causar insônia. Podem te dar dor de cabeça e te deixar "irado". Podem de dar tremor nas mãos e até enjôo. Para muita gente, testes só existem para causar sofrimento. Mas gostando deles ou não, você deve se assegurar de ter o melhor desempenho possível. Aqui vão algumas dicas para melhorar sua performance:
1. Fique "frio" mantenha a acalma!
Não adianta nada ficar nervoso. Na verdade, a ansiedade atrapalha seu desempenho. Como infelizmente não há uma mágica para você ficar tranqüilo, você pode tentar o seguinte:
Tenha pensamentos positivos. Interrompa os pensamentos negativos. Pense no teste como uma tarefa qualquer. Não supervalorize. Respire fundo. Relaxe seu corpo.
2. Não deixe tudo para a última hora ORGANIZE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL SEU DIA !
Tentador adiar o estudo até a véspera da prova. Infelizmente esse método não garante bons resultados. Especialistas concordam que você deve ir estudando com antecedência. Isso lhe proporciona o tempo necessário para realmente absorver a informação. E se houver dúvidas, você terá tempo de pedir ajuda. Você deve ter uma boa noite de sono antes da prova, o que também ajuda muito.
3. Saiba o que estudar Veja o que você precisa estudar. Imagine que você é o professor. Que questões você faria?
Simule para você mesmo algumas questões.
Treine- Treine - Treine !!!!!!!
Descubra que tipos de questões serão pedidas. Serão testes de múltipla escolha? Você terá que fazer uma redação? Haverão questões dissertativas? Também ajuda muito você descobrir quais são os seus pontos fracos. Teste-se e verifique quais são esses pontos fracos. Aí dedique-se a essas áreas e pontos fracos.
4. Trace um plano de estudo É muito útil gastar algum tempo traçando um plano de estudo.
Use técnicas de estudo (incluindo o método associativo). Quando você elaborar seu plano de estudo, equacione o tempo e as matérias da maneira mais eficiente e inteligente possível, sempre de acordo com as suas próprias dificuldades e necessidades . Invista mais tempo nos pontos nos quais você tem mais dificuldade. TEMPO E SEU ESPAÇO FÍSICO!
5. Faça primeiro as questões mais fáceis
Deixe as mais difíceis para o final
6. Leia as instruções e as questões com muita atenção!
Por mais inteligente que você seja, você não irá bem na prova se você não seguir correta e atentamente as instruções. Vá com calma, leia com atenção e sem afobação as instruções , isso é fundamental! Numa dissertação, atenha-se a questão pedida - "não viaje!" Não "encha lingüiça" com informações que não estejam diretamente relacionadas a questão pedida.
7. Aprenda com suas provas
Quando você recebe de volta sua prova corrigida, você verifica que nota tirou e aí, o que você faz? Se você for como a maior parte dos estudantes, você provavelmente joga fora ou coloca no final do livro. Infelizmente você acaba de perder uma boa chance de melhorar suas notas. É muito útil você rever suas provas cuidadosa e atentamente. Tem um certo tipo de questão que você erra sempre? Você errou porque resolveu muito rápido a questão? Não leu com atenção o enunciado? Teve erros bobos de distração? Analise seus erros e use o que aprendeu na sua próxima prova.
Aprenda com seus erros Você se deu mau na prova e está "no fundo do poço". Encare isso. De qualquer forma você precisa acabar o curso, ou passar no exame ou o que seja. Você não vai aprender essa matéria jamais. Ôpa! Tire os pensamentos negativos da cabeça. Com certeza é muito chato e frustrante, mas talvez haja uma boa explicação para seu resultado ruim. Seja honesto com você mesmo, não se engane. Analise: Você estava preparado? Estava muito nervoso? Estudou de forma adequada? Por tempo suficiente? Treinou o suficiente para haver fixação da matéria? Use o auto conhecimento e análise de sua performance em sua próxima prova.